O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades, prevê a implantação de uma linha de trem que ligará as regiões Leste e Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), atravessando a capital mineira.
O traçado corresponde à expansão da Linha 2 do metrô até Sabará, na porção Leste, e da Linha 1 até Betim, na porção Oeste. A proposta integra o Plano de Mobilidade da RMBH (PlanMob-RMBH 2023) e o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI 2011).
Segundo o estudo, a extensão da Linha 1 seria de 9,02 km, enquanto a da Linha 2 chegaria a 5,34 km. Além disso, há um trecho suplementar de 29,19 km, totalizando mais de 43 km de expansão, com potencial de atender a uma população estimada em 762 mil habitantes no entorno do projeto.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O novo eixo será incorporado à Rede Planejada de transportes da região, com conexões ao sistema metroferroviário já existente: no trecho compartilhado com a Linha 1, entre as estações Horto e Eldorado, e na Linha 2, na estação Nova Suíssa.
Leia também:
De acordo com os estudos, o projeto já conta com projeto funcional elaborado. O custo operacional anual (OPEX) é estimado em R$ 294,68 milhões, enquanto a receita média prevista gira em torno de R$ 71,66 milhões por ano.








