Possivelmente a partir da próxima semana, os passageiros das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa podem enfrentar uma má notícia: o fim do serviço 710, criado em 2021 e que beneficia cerca de 165 mil pessoas por dia, segundo dados divulgados pela CPTM naquele mesmo ano.
O motivo é o início da operação assistida da TIC Trens, empresa privada que assumirá a Linha 7-Rubi. Já a Linha 10-Turquesa continuará sob gestão da CPTM. Conforme antecipado pelo Via Trolebus, a ferrovia que corta Santo André e Mauá deve passar a ter seu ponto final na estação Barra Funda.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O diretor-presidente da TIC Trens, Pedro Moro, em entrevista ao Diário do Grande ABC, afirmou que o grupo pode disputar a concessão da Linha 10, cujo leilão está previsto para este ano. Caso a operação seja assumida pela iniciativa privada, o trecho entre Jundiaí e Rio Grande da Serra voltaria a ser administrado por uma mesma empresa, o que abriria caminho para o retorno do serviço 710.
“Voltaríamos, então, à concepção original de quem projetou a construção da estrada de ferro”, afirmou Moro. “Vamos entrar nesta disputa.”
De acordo com o governo estadual, o leilão das linhas 10 e 14 deve ocorrer no quarto semestre deste ano. Apenas após a definição da nova operação será possível saber se os passageiros das linhas 7 e 10 terão novamente o atendimento integrado.







