As obras do monotrilho da Linha 15-Prata, na região do Ipiranga, estão atualmente concentradas na construção da estação que permitirá a conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM, além da implantação da via permanente ao lado da ferrovia.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
As movimentações mais recentes incluem a demolição de galpões na área, entre eles um localizado após o Viaduto Pacheco e Chaves. A ação indica que a região destinada à manobra do monotrilho, após a futura Estação Ipiranga, pode começar a receber intervenções. As imagens foram registradas por Bruno Brandão, leitor do Via Trolebus.
A área posterior à estação deverá ser utilizada para estacionamento e manobra das composições que chegarem à conexão com a Linha 10. A estratégia prevista é recolher o trem em um sentido para possibilitar o início da operação no sentido contrário.
Ao todo, serão lançadas 110 vigas neste trecho. Cada viga erguida pesa aproximadamente 70 toneladas, possuindo cerca de 2 metros de altura e 28 metros de comprimento. Para garantir precisão e segurança durante os lançamentos, estão sendo utilizados dois guindastes de alta capacidade configurados para atuar de forma sincronizada, com 300 e 275 toneladas, respectivamente.
A expectativa é entregar obras da Linha 15-Prata, que inclui também a expansão com novas estações como Boa Esperança e Jacu-Pêssego, até 2027.





