A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai aprofundar os estudos para a implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da capital paulista.
De acordo com publicação da SP Urbanismo no Diário Oficial, a operadora estatal será responsável pela contratação de serviços técnicos especializados de engenharia, com foco na elaboração do anteprojeto do sistema. O VLT integra o Plano de Requalificação Urbanística do Centro de São Paulo, com base no conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável.
O escopo do contrato prevê a elaboração do anteprojeto do VLT – SP Urbanismo, incluindo os sistemas de suprimento de energia de tração, alimentação elétrica dos sistemas auxiliares das paradas e estações, sinalização de tráfego, iluminação, sonorização e telecomunicações. Os serviços devem atender às especificações estabelecidas no Termo de Referência (Anexo I), no Cronograma de Execução (Anexo II), bem como nas propostas técnica e comercial apresentadas nos documentos SEI nº 125509029 e 125509040, respectivamente.
O projeto, batizado de Bonde São Paulo, prevê duas linhas com cerca de 12 km de extensão. O novo sistema ligará bairros estratégicos como Bom Retiro e Brás, passando por importantes pontos culturais e comerciais, como o Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Rua 25 de Março, o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade.
O trajeto também contemplará áreas de lazer e convivência, como o Vale do Anhangabaú, o Parque da Luz, o Largo do Paissandu, o Largo do Arouche, a Praça da Sé e o Parque Dom Pedro II.
O Bonde São Paulo será integrado a cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM, além de considerar sua futura conexão com o BRT da Radial Leste e com a Linha Celeste do Metrô de São Paulo, em fase de planejamento.






