CPTM anuncia oficialmente o fim do serviço 710

Foto: Renato Lobo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou oficialmente o fim do serviço 710. Em nota enviada à imprensa, a operadora informou ainda que inicia, a partir de segunda-feira (25/08), a operação assistida da Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda. Com isso, os passageiros que vêm do Alto Tietê e da Zona Leste terão acesso direto à Zona Oeste da capital todos os dias da semana, durante os horários de vale, das 8h às 15h30 e das 20h à meia-noite.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Já o serviço 710 será encerrado no dia 28 de agosto, quando as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa também passarão a ter a estação Palmeiras-Barra Funda como terminal. A partir dessa data, todos os passageiros dessas linhas deverão desembarcar na Barra Funda. Para seguir em direção a Jundiaí ou Rio Grande da Serra, a transferência será feita no mesmo nível, nas plataformas 5 e 6, o que, segundo a CPTM, garante mais segurança, eficiência operacional e comodidade.

Renato Lobo | Via Trolebus

O atendimento que contava com trens diretos entre Jundiaí e Rio Grande da Serra foi criado em 2021, e segundo a própria CPTM beneficiava cerca de 165 mil passageiros por dia, que não precisavam mais desembarcar nas estações centrais, como a Barra Funda. No entanto, a concessão da Linha 7-Rubi acabou inviabilizando o serviço, já que a Linha 7 passará a ser operada em forma assistida pela TIC trens no dia 28, enquanto a Linha 10 segue com a CPTM.

Nessa data, há a expectativa é que os trens da série 9500 fiquem restritos a Linha 7-Rubi, enquanto os trens da série 8500 seguem de forma temporária na Linha 10, até serem trocados pelas frotas 7000, 7500 e 2070. Ou seja, o mesmo passageiro que vai perder a conexão direta com as estações da Linha 7, e que que atualmente conta com composições com passagens livre entre carros, em um futuro próximo terá trens mais antigos, sem o chamado gangway.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus