O Metrô de São Paulo recebeu, nesta semana, o quarto trem novo destinado à Linha 17-Ouro. A composição, fabricada na China, chegou ao Pátio Água Espraiada na madrugada desta terça-feira (19).
“Agora a composição será montada e passará por testes de cumprimento dos protocolos que garantem o certificado de segurança e sua liberação para a operação”, informou o Metrô em nota.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Até o momento, dois trens — N01 e N02 — estão em fase de testes em um trecho dos quase sete quilômetros da linha. Em alguns ensaios, são utilizados sacos de areia para simular o peso de passageiros. Há ainda verificações de desempenho em velocidades que chegam a 80 km/h.
Prazos apertados
Durante visita às obras do monotrilho, que vai conectar a malha metroferroviária ao Aeroporto de Congonhas e que contou com a presença do Via Trolebus, autoridades estaduais afirmaram que a previsão de início da operação comercial da Linha 17 é para março.
Para que o prazo seja cumprido, será necessário acelerar os testes com os dois trens recém-chegados e com pelo menos mais duas composições, de um total de 14 adquiridas. Também será preciso realizar ensaios em todo o percurso da linha.
Segundo apurado pelo Via Trolebus, os trabalhos na estação Aeroporto de Congonhas podem ser iniciados já no próximo mês. Além disso, devem ocorrer testes de circulação de composições na região da Marginal Pinheiros.





