Depois de mais de dez anos de obras, há uma previsão mais clara para que os passageiros possam, enfim, utilizar a Linha 17-Ouro do monotrilho: março de 2026. Para isso, ainda é necessária a chegada e os testes de pelo menos oito das 14 composições previstas para operar no trecho entre as estações Morumbi, Washington Luiz e Aeroporto de Congonhas.

Uma comitiva formada por executivos do Metrô de São Paulo e da fabricante dos trens, a chinesa BYD, esteve recentemente na China para acompanhar o processo de fabricação das composições. Segundo Alexandre Barbosa, gerente de projetos da fabricante, a empresa estará pronta para iniciar a operação conforme o cronograma.
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“Temos certeza de que em março de 2026 estaremos prontos para iniciar a operação da Linha 17”, afirmou o executivo por meio de uma rede social.
Antes de ser repassado à operação, como de praxe no comissionamento de trens, a BYD acompanha todo o processo de entrega das composições, incluindo testes estáticos e dinâmicos. Até o momento, os testes na Linha 17 vêm ocorrendo em um trecho que vai do Pátio à Estação Vila Cordeiro. De acordo com o Metrô, os ensaios estão sendo realizados diariamente, das 22h à 1h.





