As obras de ampliação do Pátio Tamanduateí, na Zona Sudeste de São Paulo, já chegaram a 25% de execução. A área construída do espaço passará de 7.273 m² para 13.373 m², um aumento de aproximadamente 84%. A intervenção é considerada fundamental para a expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que ganhará oito novas estações entre Vila Prudente e Penha.
O pátio será preparado para receber 22 novos trens fabricados na China. Entre as principais obras em andamento estão a construção de cinco novos blocos operacionais, incluindo a oficina A1, com 5.200 m², e a ampliação da oficina C1, que ganhará mais 790 m². Também estão previstas quase 3 km de novas vias ferroviárias para circulação e estacionamento da frota.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Um dos maiores desafios técnicos da obra é o solo mole da região, próxima ao rio Tamanduateí. Para garantir a estabilidade, já foram removidos cerca de 30 mil m³ de terra e concluída a construção de um muro de contenção com 275 metros de comprimento e 5,7 metros de altura, que também funcionará como barreira contra enchentes.
A estrutura da obra inclui ainda 91 estacas de sacrifício, 347 estacas tipo hélice contínua e o uso de 560 toneladas de aço, além de 7 mil m³ de concreto em fundações, vigas e pilares. Aproximadamente 150 operários estão mobilizados nos trabalhos.
O projeto prevê também a construção de enfermaria, ampliação de vestiários, um novo depósito de resíduos e a reorganização do sistema viário interno do pátio. A ampliação permitirá a plena operação dos trens até a entrega do futuro Pátio Paulo Freire, planejado para a segunda fase da expansão da Linha 2 até Guarulhos.
A conclusão das obras do Pátio Tamanduateí está prevista para 2027, acompanhando o cronograma da entrega da primeira fase da extensão da Linha 2-Verde.





