O Metrô de São Paulo realizou, na última semana de julho, duas importantes etapas nas obras de expansão da Linha 2-Verde. As ações envolveram a concretagem de trechos nas futuras estações Santa Isabel e Anália Franco, ambas localizadas no trecho de extensão até Guarulhos.
Na quarta-feira (30), uma operação ininterrupta de 12 horas marcou a concretagem do túnel sul da futura Estação Santa Isabel. A atividade teve início às 6h da manhã e foi concluída por volta das 18h, com o lançamento contínuo de cerca de 380 metros cúbicos de concreto.
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Já no sábado anterior (26), foi a vez da concretagem na futura Estação Anália Franco, que também integra o projeto de expansão. A operação começou às 6h e se estendeu até pouco antes das 22h, totalizando quase 16 horas de trabalho. Foram utilizados aproximadamente 750 metros cúbicos de concreto — o equivalente a 94 caminhões betoneira.
Ambas as intervenções exigiram uma complexa operação logística, com interdições viárias, apoio operacional para garantir o fluxo de trânsito e aplicação de medidas de segurança e mitigação de impactos na vizinhança. As ações representam mais um avanço nas obras da Linha 2-Verde, que terá papel fundamental na conexão entre a capital e a região de Guarulhos.
Prazos
O projeto de expansão da Linha 2-Verde prevê a ligação entre as estações Vila Prudente e Penha, na Linha 3-Vermelha, com um total de 8,3 quilômetros de extensão — dos quais 8 km serão utilizados para a operação comercial. Estão previstas oito novas estações e a incorporação de 22 trens à frota atual. A expectativa é de que aproximadamente 1,2 milhão de pessoas passem a utilizar o novo trecho todos os dias.
A primeira etapa da obra, que vai de Vila Prudente até Vila Formosa, tem entrega estimada para 2027. A segunda fase, que completará a conexão até a estação Penha, deve ser concluída em 2028.





