Após uma intensa bateria de testes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus finalizou a etapa de avaliação do e-Volksbus 22L, seu primeiro chassi totalmente elétrico, na cidade de Curitiba (PR). Reconhecida como referência internacional em mobilidade urbana, a capital paranaense foi o cenário escolhido para submeter o veículo a uma operação real, coordenada pela URBS com apoio de operadores locais.
A avaliação prática do chassi elétrico exigiu desempenho mínimo de 10 horas diárias de circulação, simulando as condições reais do transporte público. A iniciativa visou colocar o veículo em situações extremas para testar a autonomia das baterias, eficiência de frenagem, resistência em aclives e declives e comportamento geral nas rotinas do dia a dia.
Mais de 50 testes específicos foram aplicados durante o processo de homologação. Entre eles, avaliações de isolamento dos sistemas elétricos, submersão, performance estrutural, compatibilidade eletromagnética (EMC) e deslocamento em áreas alagadas. Todos os ensaios seguiram rigorosos padrões internacionais de segurança, garantindo que o e-Volksbus atenda às mesmas exigências de robustez e confiabilidade dos modelos a diesel já consolidados no mercado.
A montadora também aproveitou a fase de testes para analisar aspectos da carroceria e do acabamento, assegurando que o veículo esteja alinhado aos mais altos padrões de qualidade. Essa etapa foi desenvolvida em conjunto com órgãos públicos e operadores, além de ser uma extensão do trabalho realizado no centro mundial de eletromobilidade da empresa, localizado em Resende (RJ).
“Homologar o e-Volksbus em uma cidade que prioriza o transporte coletivo como Curitiba enriquece o desenvolvimento do nosso produto. Temos confiança de que o chassi elétrico superará as expectativas dos clientes e contribuirá de forma significativa para a evolução do transporte urbano”, afirmou Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Com a conclusão dos testes, a Volkswagen dá mais um passo rumo à eletrificação do transporte público no Brasil, sinalizando um compromisso com soluções mais sustentáveis, tecnológicas e alinhadas às demandas das grandes cidades da América Latina.