VLT de Salvador terá mais seis estações e nova tecnologia

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Nesta segunda-feira (21), o Governo da Bahia deu mais um passo na expansão do VLT em Salvador. O governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou dois documentos estratégicos: o aditivo contratual do Lote 1, que garante a ampliação do VLT da Estação da Calçada até o Comércio, e o lançamento do edital para implantação dos sistemas de Sinalização e Telecomunicações nos Lotes 1, 2 e 3 do projeto.

A nova extensão do VLT contará com seis estações adicionais e facilitará o acesso a pontos de grande relevância, como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto de Salvador. “Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, garantindo acesso facilitado e também melhorando o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio. Vamos licitar obras de iluminação, sinalização e câmeras, integrando o sistema à segurança pública e aos serviços municipais”, destacou o governador.

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Para o ministro Rui Costa, o impacto das obras vai muito além da mobilidade. “O VLT vai mudar a cidade, interligando bairros da região portuária e dando dignidade ao povo que enfrenta dificuldade para se deslocar. Teremos um transporte moderno, rápido, seguro e acessível, com mais conforto e qualidade de vida para todos”, afirmou.

A ampliação do contrato do Lote 1 inclui o trecho entre a Calçada e o Terminal Turístico do Comércio, com foco também na integração com ônibus, metrô e transporte marítimo. O investimento é de R$ 113 milhões, voltados para obras de drenagem que envolvem áreas como o Ferry-Boat e o Hospital da Marinha.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Além disso, foi lançado o edital para a implantação de sistemas de sinalização, telecomunicações e controle operacional dos três lotes do VLT. Com valor previsto de R$ 446 milhões — provenientes do Orçamento Geral da União e com contrapartida do Estado —, o edital contempla a instalação de Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas com bilhetagem automática, câmeras com inteligência artificial, fibra óptica dedicada para integração com o metrô e painéis digitais com informações em tempo real. Todo o sistema será operado remotamente, promovendo mais eficiência e segurança.

O VLT de Salvador, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), terá 36 quilômetros de trilhos e 34 paradas. A expectativa é de que o sistema transporte cerca de 100 mil passageiros por dia, com um investimento total estimado em R$ 5 bilhões.

As obras estão divididas em três trechos simultâneos:

  • Trecho 1: Ilha de São João até a Estação Calçada (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador;
  • Trecho 2: Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2;
  • Trecho 3: Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, a cargo do Consórcio Bahia Atlântico.

O projeto promete transformar a mobilidade e a vida urbana na capital baiana, promovendo inclusão, conectividade e desenvolvimento sustentável.

Via Trolebus