Vídeo mostra “ronco” do trem da Linha 17-Ouro

Foto: Metrô de São Paulo

Os dois trens que chegaram ao Pátio Água Espraiada seguem em fase de testes. Segundo imagens divulgadas pelo perfil SP Sobre Trilhos nas redes sociais, uma das composições já circula em velocidades mais elevadas.

Nos registros a seguir, é possível ouvir pela primeira vez o som emitido pelo trem em movimento:

Também é possível observar imagens feitas na parte inferior da composição, indicando possivelmente alguma avaliação estrutural da viga do monotrilho.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Até o momento, apenas dois trens chegaram ao pátio da Linha 17-Ouro. A expectativa inicial era de que as 14 composições fabricadas pela BYD fossem entregues ao longo de 2025. No entanto, por enquanto, apenas essas duas unidades estão no local.

A última atualização, divulgada no mês passado, informava que o terceiro e o quarto trens deveriam chegar em breve ao Porto de Santos, enquanto o quinto já está em processo de embarque na China.

Cada composição da Linha 17 conta com cinco carros, totalizando 60,8 metros de comprimento e capacidade para transportar até 616 passageiros. Os trens são equipados com ar-condicionado, iluminação em LED e janelas panorâmicas. A operação será totalmente automatizada, oferecendo maior eficiência, segurança e intervalos reduzidos entre viagens. Além disso, o sistema de baterias garante autonomia de até 8 km em caso de falha no fornecimento de energia.

A previsão é que a Linha 17-Ouro, que ligará as estações Morumbi e Aeroporto de Congonhas — com um ramal até a estação Washington Luís —, entre em operação em 2026.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus