Em abril, o Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro do monotrilho, recebeu seu primeiro Veículo de Inspeção e Manutenção (MIV). Trata-se de um veículo específico do tipo monotrilho, utilizado para manutenção do sistema que está em obras desde a década passada.
De acordo com uma publicação nas redes sociais, o MIV, desenvolvido pela BYD para atender ao projeto da Linha 17-Ouro, já iniciou seus testes na via.

Geralmente utilizado no período noturno, esse tipo de veículo é equipado com os seguintes instrumentos:
- Lanterna
- Boroscópio
- Paquímetro
- Profundímetro
- Medidor de transmitância luminosa
- Medidor de espessura
- Trena
- Dispositivo para teste de engate de reboque
Esses veículos podem operar por energia elétrica ou, alternativamente, por combustíveis como gasolina ou diesel, especialmente em trechos ou horários nos quais a energia elétrica esteja desligada.
Testes com o segundo trem
O segundo trem do monotrilho da Linha 17-Ouro, identificado como N02, também iniciou testes na via, conforme informou Alexandre Barbosa, gerente de projeto da BYD, em uma publicação.

Barbosa também relatou que o terceiro e o quarto trens devem chegar em breve ao Porto de Santos, enquanto o quinto já está em processo de embarque na China.
Ainda segundo o gerente, também foi iniciado o comissionamento de diversos sistemas, incluindo as PSDs (portas de plataforma), o sistema AARU, as instalações elétricas dos AMVs e o sistema de sinalização.