Veículo “diferente” da Linha 17 inicia testes

Reprodução: redes sociais

Em abril, o Pátio Água Espraiada, da Linha 17-Ouro do monotrilho, recebeu seu primeiro Veículo de Inspeção e Manutenção (MIV). Trata-se de um veículo específico do tipo monotrilho, utilizado para manutenção do sistema que está em obras desde a década passada.

De acordo com uma publicação nas redes sociais, o MIV, desenvolvido pela BYD para atender ao projeto da Linha 17-Ouro, já iniciou seus testes na via.

Reprodução: redes sociais

Geralmente utilizado no período noturno, esse tipo de veículo é equipado com os seguintes instrumentos:

  • Lanterna
  • Boroscópio
  • Paquímetro
  • Profundímetro
  • Medidor de transmitância luminosa
  • Medidor de espessura
  • Trena
  • Dispositivo para teste de engate de reboque

Esses veículos podem operar por energia elétrica ou, alternativamente, por combustíveis como gasolina ou diesel, especialmente em trechos ou horários nos quais a energia elétrica esteja desligada.

Testes com o segundo trem

O segundo trem do monotrilho da Linha 17-Ouro, identificado como N02, também iniciou testes na via, conforme informou Alexandre Barbosa, gerente de projeto da BYD, em uma publicação.

Galpão dos trens – Foto: Agis

Barbosa também relatou que o terceiro e o quarto trens devem chegar em breve ao Porto de Santos, enquanto o quinto já está em processo de embarque na China.

Ainda segundo o gerente, também foi iniciado o comissionamento de diversos sistemas, incluindo as PSDs (portas de plataforma), o sistema AARU, as instalações elétricas dos AMVs e o sistema de sinalização.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus