As obras da Linha 2-Verde do Metrô, entre Penha e Guarulhos, já tiveram início, considerando que ao menos um dos canteiros já conta com concretagem em andamento. Trata-se da concretagem do poço da futura Estação Penha de França, conforme imagens divulgadas nas redes sociais. As intervenções ocorrem antes do início da escavação.
O trecho em questão é entre Penha e Dutra, também com as estações Gabriela Mistral, Fernão Dias e Ponte Grande. Essas paradas devem ter intervenções em breve.

Penha de França é a primeira das cinco estações da nova etapa a receber obras. Segundo comunicado do Consórcio CGC (Crasa-Ghella-Consbem), a parada — localizada após a Estação Penha, no sentido Dutra — será uma das maiores do novo trecho, com cerca de 20 mil m² de área construída e 55 metros de profundidade. A estrutura contará ainda com seis lances de escadas.
Primeira estação da segunda fase a receber o tatuzão
Uma segunda tuneladora deve chegar ao canteiro de obras da Penha para iniciar escavações em 2026. A expectativa é que o tatuzão passe pela Estação Penha de França ainda no ano que vem. O equipamento deverá escavar cerca de 1 quilômetro entre Penha e Penha de França, e depois seguir até Guarulhos.