ARTESP recomenda extensão da Linha 6 até a Mooca

Renato Lobo - Via Trolebus

As duas extensões da Linha 6-Laranja de metrô, que devem acrescentar mais 6,6 km de novos túneis, tiveram os estudos recomendados pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo. O estudo autorizado diz respeito à viabilidade das extensões, incluindo análises para desapropriações, além da obtenção de licenças.

De acordo com publicação no Diário Oficial, foi recomendada a formalização do Termo Aditivo Modificativo nº 03 e Anexos (SEI! nº 0073710505 e SEI! nº 0073710643), com os seguintes objetivos:

  • Formalizar o procedimento para elaboração, entrega e ressarcimento/reequilíbrio dos estudos necessários para a análise de viabilidade e vantajosidade da implantação da Fase III e do Tramo Sudeste da Linha 6-Laranja;
  • estabelecer regras e diretrizes para liberação de imóveis públicos e privados necessários à implantação dos dois trechos;
  • autorizar a Concessionária a adotar as medidas necessárias para obtenção das licenças ambientais prévia e de instalação;
  • promover alterações contratuais; e
  • estabelecer procedimentos e diretrizes a serem seguidos pelo Poder Concedente e pela Concessionária no caso de inclusão de investimentos adicionais à concessão.
Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

Segundo declarou o governador Tarcísio de Freitas, o aditivo para as obras pode ser celebrado ainda neste semestre.

As duas extensões totalizam 6,6 km – sendo 4,1 km no sentido sudeste e 2,5 km no sentido noroeste. No caso da expansão ao norte, os túneis devem ser escavados utilizando o método NATM (Novo Método Austríaco de Tunelamento). Já na sul, deve ser utilizado o tatuzão que escavou entre o Rio Tietê e São Joaquim.

Divulgação: Linha Uni
Divulgação: Linha Uni

O trecho sul contempla as estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, na Mooca, e outro na direção da Zona Norte, contará com as paradas Morro Grande e Velha Campinas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus