O projeto da Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo segue em sua fase de elaboração do estudo básico, que precede o executivo e início das obras. Há, entretanto, uma questão importante a ser sanada, sendo considerada vital para a construção do eixo de transporte que promete ligar Santo André até São Paulo: trata-se da escolha do pátio de manobras e manutenção na região do ABC.
A Linha 20 é uma das promessas da atual gestão para que o metrô atenda a regiões fora da capital paulista, sendo que o eixo de transporte deve atender, além de Santo André, São Bernardo do Campo, até a bairros da cidade de São Paulo, como Cursino, Saúde, Moema, Itaim, Vila Madalena e Lapa. A despeito de relatórios do Metrô, o governo paulista quer iniciar as obras por Santo André, ainda que essas análises técnicas tenham apontado que o início da obra começaria por Santa Maria.
A procura de um pátio do metrô
Inicialmente, o Metrô elencou um terreno entre a Linha 10 e a Avenida dos Estados para ser o pátio da Linha 20 no ABC. Mas um empreendimento chegou primeiro no local. Depois falou-se em alocar o pátio mais ao sul, perto da futura Estação ABC (conexão das Linhas 10 e 14), o que teria que esticar a linha bilionária em mais alguns quilômetros.
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A nova solução, de acordo com o Diário do Grande ABC, seria um antigo terreno da fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo. A unidade fabril foi fechada em 2019:
O local fica a cerca de 800 metros da futura Estação Taboão-Paulicéia, que, por sua vez, poderá ser construída na esquina das avenidas do Taboão, Helvétia, Presidente João Goulart e 31 de Março:
Se o local for de fato validado, será preciso alterar o projeto de vias, prevendo um enlace entre a via dos trens e o novo pátio.





