A Prefeitura de São Paulo pretende lançar, já em 2026, a licitação para implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da capital. De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, a expectativa é que o edital do projeto — batizado de Bonde SP — seja divulgado no primeiro semestre do próximo ano.
As obras, segundo o jornal, poderão levar cerca de três anos para serem concluídas, o que projeta a entrega do sistema para 2029.
O projeto
A iniciativa faz parte do Plano de Requalificação Urbana com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS), da administração municipal. O objetivo é criar um sistema de mobilidade mais eficiente e sustentável, priorizando a integração entre diferentes modos de transporte, ao mesmo tempo em que promove melhorias urbanísticas.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Dentro dessa proposta, o VLT surge como peça-chave, visando não apenas facilitar os deslocamentos e o transporte coletivo, mas também incentivar a requalificação urbana das áreas centrais. A reestruturação será acompanhada por políticas públicas voltadas à inclusão, redução de emissões e melhoria na qualidade de vida dos moradores, tornando a cidade mais conectada e inteligente.
Linha Sibipiruna
A futura Linha Sibipiruna do VLT terá 6,2 km de extensão, 14 estações e atenderá os bairros do Bom Retiro, República e Santa Cecília. O trajeto permitirá integração com a estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante (ViaMobilidade), e com a estação da Luz, que conecta as linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô, além das linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM. A linha também deve se integrar a terminais de ônibus. O ponto inicial será na Avenida São João.
Linha Jiquitiba
Já a Linha Jiquitiba do VLT terá 5,8 km de extensão por sentido, com 13 estações (também por sentido), e passará pelos bairros República, Consolação, Bela Vista, Brás e Sé, conectando-se ao Terminal Parque Dom Pedro II. O trajeto será circular, com circulação nos sentidos horário e anti-horário, passando pelas Praças da Sé e da República. O início do percurso será na Avenida São João, assim como na Linha Sibipiruna. Ambas devem utilizar veículos com alimentação elétrica subterrânea.
O investimento previsto no projeto é de R$ 3,8 bilhões. Segundo a Prefeitura, o Governo Federal já sinalizou positivamente com a possibilidade de destinar R$ 1,4 bilhão por meio de uma nova seleção do Novo PAC, já que o projeto não foi incluído na lista atual do programa.




