A Prefeitura de Praia Grande desenvolveu uma proposta para estender o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista até o município. O prefeito Alberto Mourão afirmou que o trecho reduziria cerca de 30% do fluxo de carros dentro de Praia Grande.
Já o “Estudo Nacional de Mobilidade Urbana: Desenvolvimento do Transporte Público de Média e Alta Capacidade nas principais Regiões Metropolitanas do país” (ENMU), iniciativa conjunta do BNDES e do Ministério das Cidades, detalhou o trajeto proposto.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Trata-se de um percurso de aproximadamente 5,3 km e, segundo o ENMU, não há maiores informações sobre estações previstas. O trecho promoverá a ligação entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Tude Bastos, em Praia Grande, saindo da Avenida Angelina Pretti da Silva, em São Vicente; com trecho aéreo e passando por faixa inabitada, seguindo pela Rua José Bonifácio, no Bairro Sítio do Campo, até chegar e se integrar com o Terminal Tude Bastos, integrando-se ao sistema municipal de Praia Grande e com o BRT, previsto também com operação neste terminal.
Trecho maior, segundo a prefeitura
A administração municipal tem planos de pedir uma extensão maior. O VLT passa na Via Expressa Sul até alcançar o Terminal Tático, no Bairro Mirim. Depois, passa pela linha férrea presente na faixa de domínio da antiga ferrovia Santos-Juquiá até a divisa com Mongaguá.






