Primeiro novo trem do Metrô de SP já tem prazo para chegar

O Metrô de São Paulo assinou contrato com a fabricante CRRC Sifang para o fornecimento de 44 novos trens que atenderão as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. O leilão ocorreu em 27 de dezembro de 2024.

A nova Frota R deverá contar com inovações em relação às demais composições atualmente em operação nas linhas mais antigas do sistema. Entre as novidades estão a passagem livre entre os carros, tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis, além de portas que se abrem para fora — como nas composições da Linha 15-Prata —, o que permitirá janelas maiores.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A principal mudança, no entanto, será a possibilidade de operação dos trens sem a presença de condutores, como já ocorre nas Linhas 4-Amarela e 15-Prata. Os trens da Frota R serão compatíveis com o nível de automação GoA4. Ainda não há prazo definido para a adoção do sistema sem condutor.

Quando chega o primeiro trem?

Segundo o edital da licitação, o primeiro trem deve ser entregue a partir do 21º mês após a assinatura do contrato. Já a entrega total está prevista para ser concluída até o 58º mês.

A estimativa é que a primeira composição seja entregue por volta do segundo semestre de 2027 — mesmo ano em que está prevista a expansão da Linha 2-Verde até a estação Vila Formosa. Pelo menos 22, dos 44 trens, serão usados para a extensão da Linha 2 até a Penha.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus