Porto Alegre testa ônibus da BYD

Alex Rocha/PMPA

Novo ônibus elétrico começa a operar com passageiros em Porto Alegre

A partir desta quinta-feira, 3 de julho, Porto Alegre passa a contar com mais um modelo de ônibus 100% elétrico operando no transporte público. O veículo, fabricado pela montadora chinesa BYD, foi incluído na frota de testes da linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora, onde circulará por pelo menos 30 dias com passageiros.

A iniciativa faz parte do chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), que avalia tecnologias de diferentes fabricantes interessados em fornecer veículos elétricos para a cidade. Na quarta-feira, 2, o novo ônibus realizou seus primeiros testes de itinerário, ainda sem passageiros.

O modelo testado é o D9W 20.410 padron, com carroceria nacional Caio eMillenium. Ele faz parte do Programa Mais Transporte, voltado à melhoria contínua do transporte coletivo.

Segundo o secretário Adão de Castro Júnior, os testes com o veículo da BYD possibilitarão avaliar sua performance operacional e compará-la com a de outros modelos já testados no mesmo trajeto. “Nosso objetivo é oferecer um sistema de transporte mais moderno, eficiente e sustentável para os usuários”, afirmou o secretário.

Detalhes da operação

O ônibus elétrico realizará 16 viagens por dia – oito em cada sentido – por meio de uma tabela adicional, percorrendo cerca de 220 km diariamente. Esse número pode aumentar conforme a autonomia do veículo durante os testes. Cada trajeto completo da linha tem duração média de 45 a 50 minutos, totalizando cerca de 21 km por volta.

Com menores custos de manutenção e operação no longo prazo, os veículos elétricos também se destacam por não emitirem poluentes, reduzindo os impactos ambientais e contribuindo para a saúde pública. Outro diferencial é o sistema de freio regenerativo, que transforma parte da energia gerada nas frenagens em eletricidade, recarregando as baterias do ônibus.

Por que a linha 520.3?

A linha foi escolhida por apresentar um percurso variado, com aclives e declives, além de alta demanda: são 115 viagens por dia, com 20 veículos em operação e atendimento a 14,4 mil passageiros em dias úteis.

O trajeto inicia no Terminal Triângulo e passa por importantes vias da cidade, como Avenida Assis Brasil, Plínio Brasil Milano, 24 de Outubro, Independência, entre outras, até chegar ao Mercado Público. O retorno ao bairro ocorre por vias como Júlio de Castilhos, Independência, Mostardeiro e Assis Brasil.

Renovação da frota

A prefeitura também encaminhou ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) um projeto de renovação da frota, que prevê a aquisição de ônibus elétricos e investimentos superiores a R$ 1 bilhão para qualificar o sistema de transporte coletivo da capital gaúcha.

Via Trolebus