Na semana passada, a equipe técnica da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou uma inspeção nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, concentrando-se no Trecho 1, que vai da Estação Calçada até a Ilha de São João, em Simões Filho.
A visita se voltou para áreas-chave do início do trecho, começando pelo Pátio da Calçada, onde os técnicos verificaram o progresso das construções em andamento, como a retificadora, o Centro de Controle Operacional (CCO), a oficina e o almoxarifado. Também foram analisadas as obras de drenagem, melhorias na infraestrutura viária e a construção de uma parada na região da Baixa do Fiscal.
Segundo o cronograma físico-financeiro mais recente, o Trecho 1 já alcançou 26% de execução. A visita técnica reforça o acompanhamento contínuo da CTB com o objetivo de assegurar o avanço das obras e a entrega de um sistema de transporte eficiente, moderno e seguro para a população de Salvador e cidades vizinhas.
Último VLT enviado a SP
Ainda na semana passada, o Governo da Bahia informou que foi concluído o envio da 40ª e última composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana para a fábrica da CAF, localizada em Hortolândia, no interior paulista. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues em suas redes sociais.
“O VLT do Subúrbio representa uma transformação histórica em Salvador. Finalizamos hoje o envio de todos os trens para Hortolândia, onde passarão pelos ajustes finais. Esse projeto vai impactar positivamente o cotidiano de quem mais depende do transporte público”, declarou o governador.
Com a conclusão dessa fase, o cronograma de implantação do novo modal segue em ritmo avançado. Somente em material rodante, o investimento é de R$ 820 milhões. A aquisição dos veículos foi viabilizada por meio de um acordo entre os governos da Bahia e do Mato Grosso, o Consórcio VLT Cuiabá–Várzea Grande e a fabricante CAF Brasil.
A expectativa é que os trens comecem a retornar a Salvador a partir de dezembro de 2025. O sistema contará com 36,4 km de trilhos, divididos em três etapas: Calçada–Ilha de São João, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã, somando 34 paradas ao longo do trajeto.