O MetrôRio iniciou nesta segunda-feira (21/07) a instalação dos validadores do sistema municipal de bilhetagem Jaé em suas 41 estações. A implantação será feita de forma progressiva, e a operação dos novos equipamentos começa no dia 2 de agosto. A medida permitirá que os passageiros utilizem o cartão Jaé como mais uma opção de pagamento da tarifa metroviária.
A adesão ao novo sistema foi oficializada após a assinatura de um acordo entre o MetrôRio, o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio e a plataforma Jaé, ocorrida na última sexta-feira (18/07).
Segundo o MetrôRio, todos os meios de pagamento já aceitos no sistema continuarão válidos após a ativação dos novos validadores. Isso inclui o Cartão Giro, Cartão RioCard, pagamento por aproximação (via cartões de crédito e débito com tecnologia NFC) e QR Code.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A iniciativa acompanha o processo de implementação da nova bilhetagem municipal e reforça o compromisso com a interoperabilidade dos sistemas de transporte público, ampliando o acesso dos usuários a diferentes formas de mobilidade urbana.
Benefícios tarifários continuam vinculados ao RioCard
Apesar da integração do cartão Jaé ao metrô, os benefícios tarifários estaduais continuam sendo concedidos exclusivamente por meio do cartão RioCard. Isso inclui o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e a Tarifa Social, que garante tarifas reduzidas de R$ 5 no metrô e trens, e R$ 4,70 nas barcas.
Já os passageiros que desejarem aproveitar os descontos em integrações entre o metrô e os modais municipais — como ônibus, vans e BRT — deverão utilizar o cartão Jaé.





