Mesmo com pouco movimento, Linha 13-Jade atinge recorde

Foto: CPTM

A Linha 13-Jade bateu um novo recorde de passageiros transportados: em maio de 2025, foram cerca de 550.430 usuários. Em comparação, no mesmo mês de 2024, foram registrados 481.635 passageiros.

O número, divulgado pela CPTM, considera o total de passageiros — somando pagantes e gratuidades. O relatório, no entanto, não detalha ou inclui o serviço Expresso Aeroporto. A contagem considera apenas as entradas nas três estações regulares da Linha 13: Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto Guarulhos.

Ainda assim, mesmo com o recorde mensal, o número de passageiros continua muito abaixo do esperado. Considerando o total divulgado e dividindo pela quantidade de dias do mês de maio, chega-se a uma média de aproximadamente 17.755 passageiros por dia. Essa conta, no entanto, pode variar, já que há diferenças no volume de embarques entre dias úteis e finais de semana.

Foto: CPTM

Quando a linha foi inaugurada, em 2018, a expectativa era de pelo menos 100 mil passageiros por dia. A baixa adesão pode ser explicada por alguns fatores: a Linha 13 não atende muitos bairros de Guarulhos, limitando-se à região entre o Cecap e o entorno do aeroporto. Além disso, o trem não chega diretamente aos terminais do Aeroporto Internacional. É necessário utilizar outro meio de transporte para acessar os terminais de embarque.

Com a expansão prevista da Linha 13 até Bonsucesso — cujas obras devem começar nos próximos anos —, o governo espera atrair mais usuários para a linha mais jovem da CPTM. São esperados mais de 200 mil quando a linha atender bairros como São João.

Uma eventual extensão até a Mooca também poderia aumentar consideravelmente o número de passageiros. A. extensão, entretanto, não tem prazo para sair do papel.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus