Memorando prevê ferrovia bioceânica Brasil-Peru

O Ministério dos Transportes, por meio da Infra S.A., confirmou que nesta segunda-feira (7) que foi assinado um memorando de entendimento com a China para desenvolver estudos e planejamento voltados à criação de um sistema de transporte integrado no Brasil. A iniciativa visa ampliar a participação chinesa no setor ferroviário nacional e fomentar a conexão logística entre os dois países, estabelecendo uma ligação entre o Brasil e o Porto de Chancay, no Peru.

Esse novo corredor poderá se tornar a principal estrutura de uma rota bioceânica estratégica, reposicionando o Brasil no cenário do comércio internacional e favorecendo as exportações para países da Ásia.

O memorando foi firmado entre o Governo Federal e o China Railway Economic and Planning Research Institute Co., Ltd., instituição ligada ao China State Railway Group — maior operadora ferroviária pública do mundo. O acordo prevê colaboração entre especialistas brasileiros e chineses para a elaboração de um estudo abrangente da infraestrutura logística brasileira, com foco na integração entre modais e na sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Também participaram da cerimônia representantes da Casa Civil, do Ministério do Planejamento, da Infra S.A. e da Embaixada da China no Brasil.

Via Trolebus