A locomotiva elétrica V8, que está na Regional São Paulo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, recebeu uma nova pintura. Trata-se do exemplar de prefixo 6371, fabricado em 1940, que agora ostenta o esquema de cores azul da antiga Fepasa — uma escolha que marca um momento histórico da ferrovia paulista.
Vale lembrar que um modelo semelhante bateu recorde de velocidade em São Paulo, atingindo impressionantes 164 km/h.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo o coordenador da ABPF – Regional São Paulo, Alexandre Augusto Pisciottano, a escolha da pintura azul foi feita para diferenciar esse exemplar dos demais veículos históricos da instituição:
“Estamos revitalizando o material rodante do Pátio Mooca, do museu de Paranapiacaba e também a frota ativa do Trem dos Imigrantes. Esses trens estão recebendo o vermelho goya tradicional das ferrovias”, explicou em entrevista ao Via Trolebus.
Curiosamente, o pintor responsável pela nova pintura da V8 também participou da estilização dos trens da ViaMobilidade.
O novo visual remete à década de 1970, período em que ocorreu a unificação de várias ferrovias paulistas. A Companhia Paulista de Estradas de Ferro foi consolidada com a Companhia Mogiana, a Estrada de Ferro Sorocabana, a Estrada de Ferro Araraquara e a Estrada de Ferro São Paulo e Minas, formando a Fepasa — Ferrovia Paulista S/A. A criação da nova empresa foi oficializada por meio do Decreto nº 10.410, sancionado em 28 de outubro de 1971, durante o governo de Laudo Natel.
O Via Trolebus conheceu a V8:






