O passageiro que mora no Cambuci ou no Ipiranga e precisa acessar alguma linha de metrô ou trem ainda enfrenta dificuldades. É necessário se deslocar para outros bairros ou, no caso de quem está nas proximidades do Museu do Ipiranga, ir até a porção sul do bairro, onde está localizada a estação da Linha 2-Verde.
A região, que abriga o belo Parque da Independência e a charmosa Avenida Dom Pedro I, está no radar de futuras expansões metroviárias. Alguns projetos preveem linhas que compartilham o mesmo eixo, com estações próximas ou até sobrepostas — como já ocorre com as estações Paraíso e Ana Rosa, atendidas simultaneamente pelas Linhas 1-Azul e 2-Verde. A consistência de projetos pode evidenciar, entretanto, sobreposições de planejamentos.
Até a década passada, o Cambuci seria atendido pela Linha 6-Laranja, em uma extensão a leste a partir da estação São Joaquim. Posteriormente, foi criada a Linha 16-Violeta pelo Metrô de São Paulo, que passou a incorporar essa porção do traçado da Linha 6. Mais recentemente, a atual gestão estadual ressuscitou a ideia de estender a Linha 6 até a Mooca, enquanto a Linha 16 foi reposicionada mais ao sul, passando pela área do Parque da Independência.
Paralelamente, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos estuda uma possível extensão da Linha 5-Lilás, que atualmente termina na Chácara Klabin, até o Parque da Mooca.
Com isso, as Linhas 5 e 16 acabariam ocupando praticamente o mesmo eixo entre as regiões da Independência e do Parque da Mooca, conforme aponta o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana: Desenvolvimento do Transporte Público de Média e Alta Capacidade nas principais Regiões Metropolitanas do país (ENMU), uma iniciativa conjunta do BNDES e do Ministério das Cidades.
O estudo indica que a Linha 5-Lilás poderá ter uma parada na estação Pedro I, próxima ao Parque da Independência, que também está prevista no novo traçado da Linha 16-Violeta. As duas linhas estão previstas para chegar ou passar pela futura estação São Carlos, ou Parque da Mooca.
Resta saber qual dos dois projetos sairá do papel primeiro. Vale destacar que a Linha 16 está mais avançada do ponto de vista técnico, com revisão do edital e leilão previstos para o próximo ano, de acordo com a Secretaria de Pacerias e Investimentos, enquanto a extensão da Linha 5 ainda não possui nem anteprojeto de engenharia finalizado.




