Um recente documento publicado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério das Cidades revelou detalhes da malha futura de trem e metrô na Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), que aborda, entre várias expansões e novas linhas, a futura Linha 24-Quartzo da CPTM.
Entre os destaques, está a atualização do estágio atual do projeto: segundo o estudo, a Linha 24 encontra-se na fase de projeto conceitual. Pela primeira vez, o documento menciona também a previsão de frota, estimada em 44 trens, com intervalo médio de 2,16 minutos entre as composições. O custo total estimado da obra é de R$ 23,859 bilhões.
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O documento destaca que a futura Linha 24-Quartzo permitirá a ligação entre as futuras estações Rio Negro, em Barueri, e Campo Limpo (Linha 5-Lilás/ViaMobilidade), na zona sul da capital. O traçado passará por municípios como Taboão da Serra, Osasco, Carapicuíba e Barueri, além das zonas sul e oeste de São Paulo. Haverá integrações com as linhas 4-Amarela, 8-Diamante, 22-Marrom e 25-Topázio. A linha terá 20 estações distribuídas ao longo de aproximadamente 23,8 quilômetros de extensão.
A Linha 24-Quartzo foi concebida para ampliar a malha ferroviária da Grande São Paulo, especialmente em regiões até então com carência de transporte sobre trilhos, como Barueri, Carapicuíba, Osasco e Taboão da Serra. Com um traçado que evita o centro expandido da capital, o novo ramal deve aliviar a sobrecarga das estações centrais e oferecer trajetos mais rápidos e diretos para os usuários.
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A conexão da Linha 24 com a Linha 4-Amarela, na futura estação Taboão da Serra, será estratégica para o acesso a polos comerciais como Faria Lima, Pinheiros e Avenida Paulista, contribuindo para a descentralização dos deslocamentos e melhoria da qualidade de vida nas regiões atendidas.
O projeto também prevê integração com a Linha 5-Lilás, além das futuras Linhas 25-Topázio e 22-Marrom, fortalecendo ainda mais a conectividade do sistema metropolitano. Embora ainda esteja em fase inicial, a implantação da Linha 24-Quartzo é considerada essencial para o futuro da mobilidade urbana na Grande São Paulo.
O cronograma atual aponta a implantação da linha apenas após 2040. O projeto consta no Plano Integrado de Transporte Urbano (PITU) 2040, classificado como intervenção de longo prazo.
A Linha 24 é uma proposta recente: sua nomenclatura oficial só foi adotada em dezembro de 2023. Até então, o traçado era referido como “Arco Oeste”, uma ligação estudada pela CPTM entre Alphaville, em Santana de Parnaíba, e Campo Limpo, na zona sul paulistana.





