Linha 19-Celeste poderá ser concedida à iniciativa privada

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O Governo do Estado de São Paulo estuda conceder à iniciativa privada a futura Linha 19-Celeste do Metrô, mesmo enquanto as obras — atualmente em fase de licitação — estiverem em andamento. A informação foi publicada pelo jornal Valor Econômico, com base em entrevista com Roberto Torres, diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô.

Segundo Torres, há a possibilidade de o projeto seguir o mesmo modelo adotado na Linha 4-Amarela, em que o governo foi responsável pela construção da infraestrutura, e a operação, incluindo a compra dos trens e a implantação do sistema de sinalização, foi concedida posteriormente a uma empresa privada.

Paralelamente, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) avalia a possibilidade de incluir a Linha 19-Celeste em um pacote conjunto com linhas já existentes, como a Linha 3-Vermelha. A estratégia seria replicada em outros blocos: a Linha 20-Rosa (que ligará São Paulo ao ABC) poderia ser concedida junto com a Linha 1-Azul; e a Linha 22-Marrom (São Paulo–Cotia) com as Linhas 2-Verde e 15-Prata (monotrilho).

Fonte: Metrô de São Paulo

Segundo o site da SPI, a audiência pública do projeto pode ocorrer no terceiro trimestre de 2025, com o leilão previsto para 2026. Embora ainda não haja confirmação oficial sobre qual bloco será concedido primeiro, uma apresentação recente da consulta pública do Trem Intercidades Eixo Oeste (São Paulo–Sorocaba) indicou um possível cronograma:

Cronograma preliminar de concessões:

1º lote – Linhas 1-Azul e 20-Rosa

  • Investimento estimado (CAPEX): R$ 37 bilhões
  • Previsão de edital: 1º trimestre de 2026
  • A Linha 1-Azul é a mais antiga da rede, ligando Jabaquara ao Tucuruvi. A futura Linha 20-Rosa está projetada para conectar Santo André a Santa Marina, passando por São Bernardo do Campo, Moema, Cursino, Vila Liviero, Lapa e outros bairros da capital.

2º lote – Linhas 3-Vermelha e 19-Celeste

  • CAPEX: R$ 23 bilhões
  • Previsão de edital: 3º trimestre de 2026
  • A Linha 3-Vermelha liga Itaquera à Barra Funda. Já a nova Linha 19-Celeste deverá conectar o centro de São Paulo (Anhangabaú) a Guarulhos, passando pela Zona Norte.

3º lote – Linhas 2-Verde, 15-Prata e 22-Marrom

  • CAPEX: R$ 27 bilhões
  • Previsão de edital: 4º trimestre de 2026
  • A Linha 2-Verde, que atualmente liga Vila Madalena à Vila Prudente, está em expansão rumo à Via Dutra, em Guarulhos. A Linha 15-Prata (monotrilho) vai da Vila Prudente ao Jardim Colonial, com extensões previstas até o Ipiranga e Jacu-Pêssego. Já a futura Linha 22-Marrom deverá ligar Sumaré a Cotia, passando por Osasco.
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