O projeto da Linha 16-Violeta do Metrô deve ligar a região da Oscar Freire até Cidade Tiradentes. A proposta nasceu dentro do planejamento do Metrô, mas posteriormente foi transferida para a carteira de concessões da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), órgão do governo estadual responsável por estudos e promoção de concessões.
A iniciativa passou a ser avaliada pela Acciona, mesma empresa responsável pela construção da atual Linha 6-Laranja. Segundo informações publicadas no site da SPI, a previsão é que a audiência pública ocorra até o final deste ano. Já o edital deve ser lançado no primeiro trimestre de 2026, com o leilão previsto para o segundo semestre.
O traçado também foi descrito no “Estudo Nacional de Mobilidade Urbana: Desenvolvimento do Transporte Público de Média e Alta Capacidade nas principais Regiões Metropolitanas do país” (ENMU), iniciativa conjunta do BNDES e do Ministério das Cidades, no âmbito de um Acordo de Cooperação Técnica.
O documento aponta que a linha poderá ser construída por meio de uma parceria público-privada (PPP), com investimento estimado em R$ 25 bilhões. Ainda segundo a SPI, a linha poderá ser implantada inicialmente entre as estações Oscar Freire (ou Teodoro Sampaio, conforme apurado pelo site MetrôCPTM) e Abel Ferreira.
Uma novidade trazida pelo ENMU é a divisão do projeto em três etapas:
“O Governo do Estado de São Paulo estuda fasear a construção da Linha 16-Violeta em três etapas. A primeira fase compreende o trecho entre a estação Oscar Freire, na Zona Oeste, e a estação Abel Ferreira, na Zona Leste. A segunda fase estenderá o trajeto até as proximidades do Shopping Aricanduva e a terceira seguirá até Cidade Tiradentes”, descreve o documento.
Vale lembrar que o projeto diretriz da nova linha, elaborado pelo Metrô, previa uma subdivisão em três segmentos, que estão relacionados a forma como as construtoras vão escavar os túneis. A Linha 16-Violeta tem 32,1 km de extensão e 23 estações, subdivididas em três trechos construtivos:
• Oscar Freire / Regente Feijó com 11,7 km e 12 estações – feito com tuneladora;
• Regente Feijó / Rio das Pedras com 7,7 km e seis estações – feito com tuneladora;
• Rio das Pedras / Cidade Tiradentes com 12,7 km e cinco estações – podendo ser feito em NATM.
No caso de Rio das Pedras, é a estação mais próxima do Shopping Aricanduva, conforme descrito no ENMU.
A conclusão das obras e o início da operação estão previstos para o ano de 2040, de acordo com o relatório do BNDES.




