Uma linha ferroviária ligando a região do Planalto ao litoral paulista, sem necessariamente seguir pelo eixo da Região Metropolitana de São Paulo e pelas cidades de Santos e Cubatão.
Esse trajeto poderia descer a serra mais ao sul e ainda aproveitar a antiga ferrovia Santos–Cajati. É o que consta no último Relatório Integrado de Administração da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, disponível no site da operadora.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O relatório cita um estudo de um eixo de transporte entre Iperó e a Baixada Santista. O documento menciona a “conclusão do relatório técnico do Plano de Ação São Paulo nos Trilhos: trecho interligando os municípios de Santos, Registro, Itapeva e Iperó”. Uma parte do trajeto, entretanto, deve passar por análises aerofotogramétricas, conforme contratação recente da CPTM.
O trajeto
Iperó fica a 25 km de Sorocaba, situada na Região Metropolitana de Sorocaba. Já Itapeva está mais a oeste, e ambas as cidades são ligadas por um eixo ferroviário. Há registros de leitos ferroviários até pelo menos Apiaí, que por sua vez está a cerca de 360 quilômetros de Registro. Não há ferrovias que liguem diretamente Apiaí a Registro.
Já Registro é cortada pela antiga ferrovia Santos–Cajati, objeto de estudo por parte da CPTM. Vale lembrar que as análises são embrionárias e ainda não se sabe qual tipo de modal será aplicado nessa possível ligação: se será um trem leve, turístico ou mais um braço da futura malha do Trem Intercidades.




