Goiânia vai ampliar semáforos inteligentes para ônibus

divulgação/SET

O termo “metronização”, geralmente é usado para requalificação de corredor de ônibus.

Uma das medidas é a instalação de sensores instalados nas vias e nos ônibus, que enviam dados em tempo real para uma central, permitindo a liberação automática dos semáforos na aproximação dos veículos. Isso reduz as paradas e melhora a fluidez no trânsito. O termo tem sido usado pela prefeitura de Goiânia, no projeto de novas estruturas para o transporte coletivo.

Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, o próximo trecho a receber a tecnologia será entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A, num percurso de 6 km. “A previsão é que comece a operar até o final do segundo semestre”, afirma.

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), no trecho onde o sistema já está ativo, o número de paradas caiu de quatro para apenas uma. Como parte da estratégia para tornar o transporte coletivo mais eficiente, a prefeitura também pretende retomar o serviço de ônibus menores sob demanda, os chamados “citybus”.

A tecnologia de metronização, que utiliza inteligência artificial para priorizar os ônibus nos cruzamentos com semáforo, já mostrou resultados positivos no corredor BRT Leste-Oeste, entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia. A velocidade média dos ônibus passou de 15 km/h para 22 km/h, com meta de alcançar 25 km/h nos próximos meses.

Agora, a Prefeitura de Goiânia planeja expandir esse sistema para outros corredores e faixas exclusivas da cidade. O prefeito Sandro Mabel afirmou que a meta é implementar a metronização em 200 quilômetros de vias nos próximos quatro anos. “Além dos dois eixos do BRT, vamos expandir para demais linhas ou faixas exclusivas de ônibus”, declarou.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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