Estações mais antigas e mais novas revelam a história dos trilhos em SP

Renato Lobo | Via Trolebus

As Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, conectam regiões estratégicas da capital paulista e da Grande São Paulo. Mas, além de sua importância no dia a dia de milhões de passageiros, essas linhas contam histórias que atravessam diferentes fases do desenvolvimento ferroviário paulista — com estações inauguradas ainda no século XIX, ao lado de outras recém-entregues. As informações a seguir foram divulgadas pela Motiva.

Linha 4-Amarela: tecnologia e integração

A mais antiga estação da Linha 4-Amarela é a Paulista, inaugurada em 25 de maio de 2010. Localizada em uma das regiões mais movimentadas da cidade, recebe em média 106 mil passageiros por dia útil. Já a estação mais nova é Vila Sônia – Profª Elizabeth Tenreiro, aberta em 17 de dezembro de 2021. Ela marca a expansão mais recente da linha, com média de 51 mil usuários diários, integração com ônibus e um centro comercial — o Mall Vila Sônia — que impulsiona o comércio local.

Renato Lobo | Via Trolebus

Linha 5-Lilás: do Capão à modernidade

A Linha 5-Lilás começou a operar em 2002, ainda sob gestão do Metrô. A estação Capão Redondo, inaugurada em 20 de outubro daquele ano, marcou o início da linha e ainda hoje recebe cerca de 94 mil passageiros por dia útil. Na outra ponta, a mais nova estação é Campo Belo, entregue em 8 de abril de 2019. Moderna, ela será integrada futuramente à Linha 17-Ouro. Apesar disso, atualmente opera sem conexão direta com outras linhas e tem fluxo diário médio de 13 mil passageiros.

Trem da Linha 5-Lilás na chegando na estação Campo Limpo – Foto: Renato Lobo

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Linha 8-Diamante: raízes no século XIX

Com origem na antiga Estrada de Ferro Sorocabana, a Linha 8-Diamante guarda em sua malha a estação Barueri, inaugurada em 10 de julho de 1875. A estrutura passou por diversas reformas ao longo do tempo, com a mais recente reconstrução feita pela Fepasa em 1982. Hoje, atende cerca de 30 mil passageiros por dia útil. Já a estação mais recente da linha é Ambuitá, em Itapevi, aberta ao público em 4 de abril de 2025 para ampliar o atendimento na região oeste da Grande São Paulo.

Renato Lobo – Via Trolebus

Linha 9-Esmeralda: de ramal ferroviário a corredor urbano

Duas estações inauguradas em 1957 representam o início da atual Linha 9-Esmeralda: Jurubatuba e Pinheiros, ambas herdadas da Sorocabana. Jurubatuba passou por reformas importantes em 1987 e 2007, e atualmente recebe 13 mil passageiros por dia útil. Pinheiros, após a demolição de sua estrutura original, foi reinaugurada em 1981. A mais nova estação da linha é Varginha, entregue em 27 de janeiro de 2025. Em operação assistida, atende gratuitamente em um trecho de 1,8 km, com fluxo médio de 143 passageiros por dia útil.

Passado e futuro conectados pelos trilhos

Juntas, as quatro linhas transportam cerca de 1,8 milhão de passageiros por dia útil e reúnem estações que refletem momentos distintos da história urbana e ferroviária. De estruturas com quase 150 anos a instalações modernas e conectadas, o sistema metroferroviário da Grande São Paulo continua evoluindo para atender as transformações sociais, econômicas e territoriais da metrópole.

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