No início deste ano, o governo estadual entregou a estação Varginha, a parada mais ao sul da Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade. Passados mais de seis meses da inauguração, o trecho ainda funciona com restrições de horário, em regime de operação assistida — que não tem prazo definido para ser finalizada e dar início à operação plena, como ocorre no restante da linha até Osasco, onde as estações funcionam das 4h à meia-noite. A parada funciona das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Ao lado da estação, também está sendo construído um novo terminal de ônibus. A CPTM, responsável pelas obras, divulgou uma atualização sobre o andamento do empreendimento.
No relatório de junho, a companhia informou que estavam em execução o lançamento de rachão no viário e a montagem das estruturas metálicas:
O documento destaca que o terminal atenderá a necessidade de ampliação das áreas de integração do sistema tronco-alimentado sobre pneus. A estrutura também deverá absorver a demanda dos passageiros oriundos do corredor Paulo Guilguer, que serve bairros do extremo sul da cidade de São Paulo. Por isso, foi proposta a construção de um novo terminal da SPTrans junto à estação ferroviária.
Segundo o relatório, a previsão de entrega do terminal é o primeiro semestre de 2026. Até lá, os passageiros da região aguardam a ampliação do horário de funcionamento dos trens.






