A expansão da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo avançou além dos 15 quilômetros atualmente em obras, que ligam a Brasilândia à estação São Joaquim.
A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo informou, por meio de publicação no Diário Oficial, que recebeu o pedido de Licença Ambiental de Instalação da Concessionária Linha Universidade S.A. para dar andamento à ampliação do trajeto metroviário.
O pedido refere-se à Fase III – Eixos Noroeste e Sudeste, que abrange a expansão da linha tanto no sentido da Zona Norte, até Velha Campinas, quanto no sentido Sudeste, até o bairro da Mooca, na capital.


A nova etapa do projeto prevê 7 km de trilhos adicionais e a construção de seis novas estações. No sentido central, as futuras estações serão Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos. Já rumo à Zona Norte, estão previstas as paradas Morro Grande e Velha Campinas.
Para o trecho em direção à Mooca, será utilizado o tatuzão, equipamento de escavação de grande porte. Já no trecho da Zona Norte, será empregado o método NATM (Método Austríaco de Tunelamento), mais indicado para solos com maior presença de rochas.
Ainda não há uma data definida para o início das obras.