A cidade de São Paulo tem a maior malha metroviária do país, com 100 km de extensão, sendo que a primeira linha abriu em 1974. Já a China, em um ano, ganhou os mesmos 100 km, que se juntou aos quase mil quilômetros de trilhos.
O país asiático encerrou o mês de junho com uma grande onda de expansões em suas redes metroviárias, somando novos trechos em quatro cidades: Chongqing, Nanchang, Guangzhou e Tianshui, de acordo com uma reportagem do site Rail Gazette.
As inaugurações, que ocorreram ao longo do mês, reforçam a contínua aposta do país em sistemas de transporte urbano de alta capacidade.
A cidade de Nanchang foi a que mais ganhou quilômetros novos. Em 28 de junho, a capital de Jiangxi expandiu sua rede com 31,6 km adicionais e 19 novas estações. A Linha 2 foi ampliada em 10,5 km até a Estação Ferroviária Nanchang Dong, enquanto a Linha 1 recebeu dois novos trechos: 16,8 km ao norte, até o Aeroporto de Changbei, e 4,3 km a leste, até Maqiu. Agora, a Linha 1 totaliza 49,8 km de extensão e um tempo de viagem de ponta a ponta de 85 minutos. Já a Linha 2 chega a 45,1 km. Desde 2015, o sistema metroviário da cidade saltou para quatro linhas, somando 160 km.
Guangzhou, por sua vez, incorporou duas novas linhas – a 10 e a 12 – no mesmo dia. A Linha 10 entrou em operação com uma seção inicial de 17,2 km, ligando Xilang a Yangji Leste. Já a Linha 12 foi parcialmente inaugurada, com dois trechos operando separadamente: o oeste, entre Xunfenggang e o Ginásio de Guangzhou, e o leste, de Ilha Ersha ao Mega Centro de Ensino Superior Sul. A cidade agora conta com 19 linhas e uma malha total de 751,1 km.
Outro destaque de Guangzhou foi a expansão do sistema de bondes em Huangpu. Em 20 de junho, entrou em operação a segunda linha da rede, com 4,9 km e seis paradas, conectando a estação Xiangxue da Linha 6 do metrô a Kaiyuan Dong Lu. Um prolongamento de 9,5 km até Nangang, na Linha 13, está em construção.
Em Tianshui, província de Gansu, duas extensões do sistema de bondes foram inauguradas em 18 de junho. A linha existente foi ampliada em 11,9 km até a Escola Secundária nº 3, enquanto um novo ramal de 5,3 km passou a ligar Yangpo Dong ao Aeroporto de Tianshui. A reorganização do serviço dividiu o sistema: a linha original entre Yangpo Dong e a Estação Tianshui tornou-se a Linha 2, enquanto o restante, agora com 30,1 km, passou a ser a Linha 1.
Chongqing também fez avanços importantes em 27 de junho, com a entrega de um ramal de 6,9 km da Linha 6, que liga Liujiaping à nova estação Chongqing Dong. Essa estação será um grande hub intermodal, que já recebeu uma linha de alta velocidade no mesmo dia e, no futuro, será conectada às Linhas 24 e 27 do metrô local.