Os modelos CR450AF e CR450BF, da fabricante chinesa CRRC, foram apresentados durante o 12º Congresso Mundial de Trens de Alta Velocidade, realizado em Pequim.
De acordo com a empresa, os trens foram projetados para atingir velocidades de até 400 km/h. O protótipo CR450 incorpora tecnologias inovadoras voltadas à operação segura em alta velocidade, menor arrasto aerodinâmico e consumo de energia, controle de vibração e ruído, construção leve e design inteligente integrado.
O conjunto de inovações não apenas estabelece uma base tecnológica robusta para composições elétricas de 400 km/h, como também impulsiona avanços em teoria, tecnologia, equipamentos, normas e práticas de gestão. A proposta é oferecer veículos mais rápidos que os atuais trens chineses, que operam a até 350 km/h.
O site visitou a China, e andou em um trem de alta velocidade:

O Congresso Mundial de Trens de Alta Velocidade da UIC é promovido a cada dois ou três anos. Desde sua primeira edição em 1992, o evento já foi realizado com sucesso onze vezes, sendo hoje reconhecido mundialmente como o principal fórum global sobre trens de alta velocidade, reunindo debates sobre questões operacionais e tecnológicas do setor.
Participam do congresso representantes de organizações ferroviárias internacionais, autoridades governamentais, executivos de empresas líderes, especialistas e gestores em alta velocidade ferroviária (HSR), pesquisadores e acadêmicos. O encontro discute o panorama atual do transporte ferroviário de alta velocidade no mundo, apresenta as tecnologias mais recentes e formula diretrizes para o futuro do setor, promovendo intercâmbio de experiências entre países e definindo caminhos para inovação e desenvolvimento global.