CPTM estuda a Linha 25 até Santo André

Imagem feita com IA para ilustrar como seria um trem da CPTM na Linha 25

Em 2024, o Via Trolebus revelou a nova Linha 25-Topázio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, um novo eixo de transporte que ligaria São Bernardo do Campo e Embu das Artes, passando por Diadema e zona sul da capital paulista. O novo eixo foi revelado com base no PITU 2040.

Na ocasião, era previsto que a Linha 14-Ônix, também projetada pela CPTM, seria levada até São Bernardo do Campo, e juntas fariam parte de um arco metropolitano. Os caminhos da Linha 14, entretanto, mudaram, uma vez que o projeto foi para outra esfera da administração pública, no escopo da Secretaria de Parcerias e Investimentos – SPI, que pretende conceder o novo eixo junto com a Linha 10-Turquesa. Sua extensão da Estação ABC até o Jardim Irene é considerada um investimento contingente, que pode ou não sair do papel.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

BNDES

Com a mudança, agora pode-se observar a Linha 25 chegando até Santo André, de acordo com o Relatório Integrado de Administração da CPTM, postado no site da operadora. O documento público, entretanto, fala em revisão e já destaca a chegada da nova linha em Santo André.

Durante o ano de 2024, novas abordagens relacionadas ao planejamento de transporte pautaram as atividades desenvolvidas pelas equipes.
Desta forma, tornaram-se objetos de estudo da companhia: a expansão da escala de serviços de transporte sobre trilhos, a estruturação de ligações regionais de passageiros, ampliação das alternativas de deslocamento e conectividade nas regiões metropolitanas e administrativas no Estado de São Paulo, e proposição da implantação de novos serviços intra e intermetropolitanos. – cita o documento.

O relatório cita o “início da revisão do estudo da Linha 25-Topázio (ligação Embu – Santo André)”.

Resta saber qual região de Santo André a linha seria esticada: se na própria Estação ABC ou então se chegaria também ao Jardim Irene, integrando com a Linha 14 no bairro próximo à Vila Luzita.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus