A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem ampliado seus estudos sobre ligações ferroviárias de passageiros além da Região Metropolitana de São Paulo. Algumas dessas análises já se transformaram em projetos estruturados, como o Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, que já possui contrato assinado, além de iniciativas com leilões previstos, como os projetos de VLT em Campinas e Sorocaba.
Outras regiões do estado também estão sendo avaliadas pela estatal. Um dos trechos em estudo é uma possível ligação ferroviária entre Iperó e Santos.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O Relatório Integrado de Administração, disponível no site da CPTM, detalha outras conexões em análise no interior. O documento menciona que, ao longo de 2024, novas diretrizes no planejamento de transporte orientaram as ações das equipes técnicas da companhia.
Entre os focos de estudo estão: a ampliação dos serviços de transporte sobre trilhos, a estruturação de conexões regionais de passageiros, o aumento das opções de deslocamento e da conectividade nas regiões metropolitanas e administrativas do estado, além da proposta de implantação de novos serviços intra e intermetropolitanos.
O relatório ainda aponta que foram concluídas análises em dois importantes eixos: Sorocaba–Marília e Ribeirão Preto–Franca: “Conclusão do relatório técnico do Plano de Ação São Paulo nos Trilhos: trechos Sorocaba – Marília e Ribeirão Preto – Franca”.
Esses trechos poderão sair do papel à medida que o Governo do Estado consiga viabilizar os leilões dos quatro eixos principais do Trem Intercidades: além da linha São Paulo–Campinas, estão previstos os ramais São Paulo–Sorocaba, São Paulo–Santos e São Paulo–São José dos Campos.






