Conheça as linhas puladas na numeração do Metrô de SP

Reprodução: redes sociais

As linhas de metrô, trem e monotrilho na Região Metropolitana de São Paulo seguem uma sequência numérica, onde do 1 ao 6 diz respeito a ligações metroviárias, de 7 ao 14 sobre trens que são ou já foram operados pela CPTM, e depois do 15 ao 23, novamente em linhas do metrô, e do 24 em diante, novamente futuras linhas projetadas pela CPTM.

Há, entretanto, numerações que foram puladas, o que de certa forma não segue uma sequência à medida em que as linhas são implantadas. Por exemplo, as linhas futuras que estão em projeto pelo metrô são a 16, 19, 20 e 22, pulando, portanto, alguns numerais.

Fonte: Metrô de São Paulo

Neste artigo, abordamos os números que não constam na lista de projetos conhecidos:

Linha 18-Bronze

A nomenclatura se refere a uma linha de metrô que acabou sendo cancelada em 2019, quando o então governador João Doria apresentou um BRT no lugar. Passados seis anos, o BRT não saiu do papel, e as obras, segundo o Diário do Grande ABC, estão em ritmo lento. A população do ABC não tem a Linha 18 e ainda segue sem o BRT.

Linha 21-Grafite

Uma ligação metroviária entre o Pari, no centro da capital, até Nordestina, avenida importante da Zona Leste que liga São Miguel a Guaianases.

Na década passada falou-se que a linha seguiria por meio do eixo das avenidas Celso Garcia e Amador Bueno da Veiga. Foi estudado no passado inclusive para ser monotrilho, porém, o projeto de trem aéreo foi descartado. Mas a ideia de metrô convencional seguia nos planos.

A Linha 21, no entanto, não consta mais nos mapas da rede futura já há pelo menos seis anos.

Linha 23-Limão

Trata-se do Arco-Norte metroviário, que na década passada era previsto para ligar a Dutra até Lapa. Cruzaria bairros importantes da Zona Norte de São Paulo, como Santana, Casa Verde e a Freguesia do Ó.

Depois do 23, constam as linhas 24-Quartzo e 25-Topázio, a primeira ligando o Campo Limpo até Alphaville e a segunda de São Bernardo até Embu das Artes, cruzando Diadema. Sobre a Linha 26, o site apurou que há estudos internos que apontam uma ligação ao norte da Grande São Paulo, mas ainda incipiente.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus