Um trem capaz de atingir velocidades de até 600 km/h pode ser parte do futuro do transporte de passageiros em rotas intercidades ou até mesmo internacionais.
Na semana passada, durante o Congresso Mundial de Trem de Alta Velocidade da UIC 2025, foi apresentado um avanço nesse sentido. De acordo com o site Rail Journal, trata-se de um trem do tipo maglev que está sendo desenvolvido pela fabricante chinesa CRRC, com tecnologia de suspensão eletrodinâmica supercondutora (EDS).

O desenvolvimento do protótipo começou em janeiro de 2020 e é resultado de mais de 25 anos de pesquisa em tecnologia maglev pelo CRRC Changchun, incluindo estudos avançados sobre EDS na última década.
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O trem apresenta um design aerodinâmico otimizado, com um nariz alongado de 14,35 metros para reduzir a resistência do ar e melhorar a sustentação. A carroceria é composta por uma combinação de alumínio de alta resistência e fibra de carbono, garantindo, segundo a CRRC, o equilíbrio ideal entre resistência, rigidez e estabilidade modal, com baixo peso estrutural.
A propulsão é gerada pela interação entre o campo de indução criado pelos ímãs a bordo do trem e o campo magnético da onda progressiva gerada pelas bobinas de tração instaladas na via.
Ao atingir 150 km/h, os ímãs induzem correntes nas bobinas de suspensão por meio da indução eletromagnética, criando uma força de acoplamento. A componente vertical dessa força eleva o trem, enquanto a componente horizontal impulsiona o veículo para frente, por meio da repulsão entre ímãs e bobinas.
A tecnologia EDS supercondutora permite uma maior amplitude de levitação. O modelo desenvolvido pela CRRC Changchun atinge uma folga de levitação de 100 mm e uma abertura de guia de 70 mm, o que, segundo a empresa, viabiliza velocidades mais elevadas. O trem, composto por oito vagões, foi projetado para operar a até 600 km/h.
Ainda segundo a publicação, está em construção uma pista de testes de 200 metros de comprimento na fábrica da CRRC, com conclusão prevista para o final deste ano. A estrutura permitirá a validação do projeto do protótipo e ajustes nos sistemas de propulsão e truques. No entanto, uma pista mais longa será necessária para os testes de levitação em velocidade, e ainda não há previsão para sua construção.




