A criação de uma ligação ferroviária entre os oceanos Atlântico e Pacífico deu um passo importante com a assinatura de um acordo entre os governos do Brasil e da China.
A Infra S.A. e o Instituto de Planejamento e Pesquisa Econômica da China State Railway Group vão trabalhar juntos na realização de estudos de viabilidade para o chamado corredor ferroviário bioceânico. A proposta é conectar a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), criando um novo eixo logístico que possa ser leiloado até 2026.
Esse projeto é considerado essencial para fortalecer a malha ferroviária nacional e abrir uma nova rota de exportação para a Ásia, tornando o transporte mais competitivo e eficiente.
Segundo a Infra S.A., a parceria com os chineses vai aprofundar as análises técnicas e econômicas necessárias para tirar o projeto do papel. A diretora-presidente substituta da estatal, Elisabeth Braga, destacou o papel estratégico da iniciativa:
“Infraestrutura é decisiva para o desenvolvimento do país. Estamos preparados para avançar com essa cooperação estratégica junto à China State Railway Group, contribuindo com estudos robustos para ampliar a malha ferroviária brasileira.”
Maurício Muniz, secretário especial do PAC da Casa Civil, lembrou que a parceria é resultado de um compromisso firmado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping no final de 2023:
“A iniciativa une os planos de infraestrutura dos dois países e cria sinergias importantes.”
O presidente da Infra S.A., Jorge Bastos Ribeiro, também reforçou a importância do acordo:
“Esse memorando não é apenas um documento simbólico. Ele representa o início de uma jornada técnica e diplomática que pretende unir continentes e aproximar as nações em uma visão conjunta de futuro.”
Do lado chinês, Wang Jie, diretor-geral da China State Railway Group, afirmou:
“Essa cooperação reflete confiança mútua e vai contribuir para o desenvolvimento do setor de transportes nos dois países. Esperamos que a amizade entre Brasil e China continue prosperando.”
Ainda não há prazo para o início de obras. Um Porto já foi construído na província de Huaral, em Lima, em parceria com o país asiático. Segundo as autoridades peruanas, é possível reduzir o tempo de transporte de produtos da América do Sul até a Ásia de 40 para 28 dias, se a ferrovia for construída.
O novo caminho pode partir da Bahia, e passar pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, até chegar ao Peru.