Durante uma operação regular com destino ao Terminal Cantinho do Céu, na Zona Sul de São Paulo, a tripulação da embarcação Biguá I, que integra o sistema de transporte hidroviário Aquático-SP, prestou socorro a um casal que estava à deriva em uma moto aquática na Represa Billings na tarde deste domingo (13).
Ao avistar o pedido de ajuda, a equipe percebeu que a mulher permanecia sobre a moto aquática, enquanto o homem estava na água. A embarcação imediatamente desviou seu percurso para realizar o resgate, conseguindo embarcar ambos com segurança.
Após o salvamento, os dois foram acomodados a bordo e a embarcação seguiu viagem normalmente até o Terminal Hidroviário Cantinho do Céu, onde todos os passageiros, incluindo o casal resgatado, desembarcaram em segurança.
Detalhes do Aquático-SP
Inaugurado em maio de 2024, o Aquático-SP é o primeiro serviço de transporte público hidroviário da capital paulista e já transportou mais de 600 mil passageiros. Enquanto o mesmo trajeto leva cerca de 1h20 por terra, o percurso pelas águas da Represa Billings é feito em apenas 17 minutos.
O sistema atende diretamente os bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira, promovendo uma ligação rápida entre Mar Paulista e Cantinho do Céu, onde estão localizados os terminais hidroviários. O modal também atende estudantes em todos os turnos — manhã, tarde e noite — e oferece uma alternativa eficiente para deslocamentos de lazer.
Segundo pesquisa da SPTrans, realizada em abril com usuários do sistema, o Aquático-SP conta com 90,34% de aprovação. O levantamento revelou que a maioria dos passageiros utiliza o serviço para deslocamentos diários, especialmente para o trabalho durante a semana.







