O Pátio Tamanduateí, que atende a Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo — onde os trens são estacionados e passam por manutenções pontuais — está sendo ampliado para receber a nova frota de composições que será produzida por uma empresa chinesa. Serão pelo menos 22, dos 44 novos trens da frota R que serão estacionados no local, justificando sua ampliação.
O Metrô assinou contrato com o Consórcio EESB-Tamanduateí em setembro de 2023 para a execução das obras.
De acordo com o consórcio, em publicação nas redes sociais, já foram concluídas as atividades de terraplenagem da futura oficina de trens, além da fundação composta por quase 350 estacas hélice. Estão em andamento as formas e concretagens dos blocos de fundação.

Também foi construído um muro de contenção com mais de 250 metros de extensão, composto por 182 estacas e 91 blocos de fundação, localizado na divisa do pátio com a Avenida Presidente Wilson.
Outros blocos, como a enfermaria e uma nova oficina de veículos, encontram-se em construção, com as fundações finalizadas e início da alvenaria.
Mais vias para estacionamento
Serão construídas as vias de número 12 a 16, que os trens deverão acessar por meio de manobras na parte norte do pátio.
O prazo de conclusão da obra é de até 40 meses a partir da assinatura do contrato, o que indica entrega prevista para meados de 2026 ou 2027.