ICE atinge 405 km/h e bate recorde de velocidade na Alemanha durante testes
A Deutsche Bahn (DB), em parceria com a Siemens Mobility, estabeleceu um novo recorde de velocidade ferroviária na Alemanha. Durante testes conduzidos na linha de alta velocidade entre Erfurt e Leipzig/Halle, um trem ICE-S equipado com o modelo experimental Velaro Novo alcançou a marca de 405,0 km/h — a maior já registrada nessa rota.
De acordo com a Siemens, O feito tem como objetivo gerar dados valiosos para a modernização das linhas e aprimoramento técnico dos trens de alta velocidade. O trecho utilizado para os testes, que opera há dez anos, não precisou de modificações para suportar a velocidade extrema, o que, segundo a DB, comprova a qualidade da infraestrutura ferroviária alemã.
“É um marco importante. A infraestrutura demonstrou ser confiável mesmo após uma década de operação. Esses testes ajudam na manutenção das linhas e no desenvolvimento de trens mais eficientes, beneficiando diretamente os passageiros”, destacou Dr. Philipp Nagl, CEO da DB InfraGO AG.
O trem utilizado nos testes — o Velaro Novo, da Siemens — é a evolução de três gerações anteriores do modelo Velaro. Ele promete revolucionar o transporte ferroviário com consumo energético até 30% menor, redução nos custos operacionais e de manutenção e aumento de 10% na capacidade de passageiros.

A série de testes analisou aspectos técnicos como aerodinâmica, comportamento dinâmico, acústica e interação entre trem e trilho. Os dados obtidos serão essenciais para futuros projetos de trens e obras de infraestrutura, segundo a DB Systemtechnik, responsável pelo ICE-S, trem especializado em medições técnicas.
“Nosso objetivo é preparar o transporte ferroviário para o futuro com mais sustentabilidade, confiabilidade e capacidade”, afirmou Thomas Graetz, vice-presidente de trens de alta velocidade da Siemens Mobility.
A linha Erfurt–Leipzig/Halle faz parte do projeto de unificação do transporte alemão (VDE 8), foi inaugurada em 2015 e segue em excelente estado de conservação. Ela está temporariamente fechada até 12 de julho para manutenção e otimização.
Em 2024, o Via Trolebus visitou um centro de manutenção da fabricante na Alemanha:
