Veja como será o novo “cérebro” do Metrô de SP

Divulgação: Metrô de São Paulo

 

Metrô de SP avança em obra do novo CCOx com foco em tecnologia, conforto e eficiência

O Metrô de São Paulo está reformando aquele que pode ser chamado de cérebro das operações, onde são controladas as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. É chamado de CCOx, da sigla Centro de Controle Operacional Xperience.

O novo local contará com 56 novos postos de trabalho, projetados para oferecer conforto e funcionalidade aos operadores, segundo comunicado da operadora. Cada estação terá uma poltrona giratória, console com tampo em madeira ajustável, painel frontal, suporte para monitor, thinclient (mini PC) e infraestrutura completa de energia e rede.

Além da tecnologia, a modernização também contempla melhorias no bem-estar dos profissionais. Foram integradas soluções para climatização, iluminação e ergonomia, beneficiando tanto a Sala de Controle quanto os ambientes de apoio. O objetivo é criar um ambiente mais eficiente e confortável para a realização das tarefas críticas do centro de comando.

Divulgação: Metrô de São Paulo

A sala negra

A nova Sala de Controle, ou “sala negra”, será o coração do novo CCOx. Com 364,33 m², o espaço abrigará 80 servidores e terá capacidade total de 7.680 GB de memória RAM e 76,8 TB de armazenamento, oferecendo velocidade e robustez para a gestão dos dados operacionais do sistema metroviário.

A modernização do CCO está dividida em três etapas, chamadas de “ondas”. A Onda 1, com 90% concluída, compreende a implantação da nova sala de computadores. A Onda 2 envolveu a migração do antigo CCO do 1º para o 2º andar, algo inédito em mais de 50 anos de funcionamento, permitindo a continuidade das operações. Atualmente, está em curso a Onda 3, que corresponde ao retrofit total do 1º andar, com conclusão prevista até o fim de 2025.

Divulgação: Metrô de São Paulo

Entre os destaques está o novo videowall, com cerca de 36 metros de comprimento por 3,35 metros de altura, formado por 90 telas premium de 55 polegadas com resolução 4K, organizadas em 30 colunas. A estrutura permitirá uma visualização clara e dinâmica das informações operacionais e decisões mais ágeis. A instalação das telas está prevista entre agosto e setembro de 2025.

O novo CCOx trará um salto tecnológico em relação ao modelo atual. O projeto inclui painéis full LED, videowall sem bordas, consoles configuráveis por login, e um data center de alta disponibilidade, com infraestrutura redundante, maior segurança e eficiência energética. Também está preparado para novas tecnologias, como o sistema SME3, de monitoramento inteligente por câmeras, e futuras ampliações da rede metroviária.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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