Governo de SP relança edital do Túnel Imerso Santos–Guarujá com ajustes para atrair investidores
O Governo de São Paulo republicou nesta segunda-feira (9), no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação do Túnel Imerso Santos–Guarujá. O projeto, coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) em colaboração com o Ministério de Portos e Aeroportos, prevê um leilão no dia 5 de setembro de 2025, na sede da B3, em São Paulo.
Com 1,5 km de extensão — dos quais 870 metros submersos no canal do estuário — o túnel será o primeiro do tipo no Brasil, utilizando a técnica internacional de túnel imerso. A estrutura terá três faixas por sentido, incluindo uma exclusiva para Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e uma galeria para pedestres e ciclistas. A concessão terá validade de 30 anos e prevê um investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, contemplando construção, operação e manutenção.
Edital atualizado após consulta internacional
A nova versão do edital traz ajustes técnicos e operacionais para aumentar a atratividade junto ao setor privado e reforçar a segurança jurídica do processo. As mudanças refletem sugestões obtidas durante um roadshow internacional realizado na Europa, que envolveu grandes operadores globais de infraestrutura.
Entre as atualizações estão:
- Nova data-base contratual: janeiro de 2025
- Revisão de custos importantes, como concreto, dragagem e paredes diafragma
- Nova estimativa de transporte médio: 85 km
- Atualização nas projeções de tráfego, com base no plano de Travessias Hídricas
O modelo também passa a aceitar lances em viva-voz, tanto para contraprestação pública quanto para o aporte público, estimulando maior competitividade entre os interessados.
Infraestrutura portuária será preservada
O contrato da concessão foi revisado para incluir mecanismos de equilíbrio financeiro e segurança jurídica, além de salvaguardas para a concessionária. Estão previstas medidas como:
- Criação de uma Conta Desapropriação
- Ajustes na alocação de riscos geológicos e operacionais
- Soluções provisórias para o Cais Outeirinhos e o pátio ferroviário no Guarujá, garantindo a continuidade das operações portuárias durante as obras
Mobilidade e impacto econômico
Hoje, a ligação entre Santos e Guarujá depende de balsas e catraias, que transportam diariamente mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. O novo túnel deve trazer mais conforto, agilidade e segurança à população, além de gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.
O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo de SP, Ministério de Portos e Aeroportos, ARTESP, ANTAQ e a Autoridade Portuária de Santos, estando incluído no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) e no Novo PAC do Governo Federal.