Trem em SP já chegou a 164 km/h

Foto: Alexandre Pisciottano

6 de maio de 1989, um trem de passageiros passava dos 160 km/h, tudo isso no estado de São Paulo. Seria um teste de uma rede de composições para os primeiros serviços de média velocidade do Brasil.

A locomotiva que bateu o recorde é a de prefixo 6386, do ano de 1947. A composição foi testada no trecho entre Itirapina e Rio Claro, em São Paulo, como parte de um projeto conduzido em parceria entre a Fepasa e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Nesta viagem, onde é possível ver o trem batendo o recorde, houve a presença de autoridades, como o então governador Orestes Quércia, que também participava da assinatura de um convênio com 20 empresas brasileiras. O objetivo era desenvolver e fabricar, com tecnologia nacional, o primeiro trem rápido do país.

A ideia era construir uma rede de 2.000 km de extensão, cortando todo o estado. Mas no final dos anos 80, o Brasil já via, há algumas décadas, o desmonte das ferrovias, com a ascensão do transporte rodoviário e a expansão da rede rodoviária, que vinha ocorrendo desde os anos 50.

Já naquela época, o próprio Quércia criticava o abandono do modal nas últimas décadas. “Infelizmente, o transporte ferroviário ficou em segundo plano, enquanto o rodoviário foi priorizado”, afirmou.

O curioso, para não dizer triste, é que do final dos anos 80 até 2025, nós continuamos no mesmo patamar: criticando a escolha do modal rodoviário, falando sobre projetos e sem uma malha razoável de trem que poderia transportar passageiros e cargas de forma muito mais eficiente.

Uma locomotiva igual está preservada na Regional São Paulo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, a de prefixo 6371 do ano de 1940:

Foto: Alexandre Pisciottano

Quem resgata esses trens e viabiliza as reformas é a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, uma entidade civil sem fins lucrativos, de cunho histórico, cultural e educativo.

A entidade mantém esse trabalho de preservação da história da ferrovia por meio de associados e colaboradores. Essas pessoas sabem da importância da história, não apenas para a memória daqueles que um dia já cruzaram o estado de trem, mas também para as novas gerações. A associação está envolvida em serviços turísticos, como o Expresso Turístico da CPTM e o Trem de Guararema.

Uma boa oportunidade de conhecer todo esse trabalho será em um evento que deve ser realizado em Cruzeiro, quando acontecerá o primeiro encontro de ferromodelismo da cidade. Além disso, haverá a viagem de um trem, depois de mais de 20 anos inoperante, até Rufino de Almeida. No futuro, esse trem deve chegar até Minas Gerais, tornando-se o primeiro trem turístico a ligar os dois estados.

O Via Trolebus conta essa história por meio desse vídeo em nosso canal do YouTube:

YouTube video

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus