Trem bala vai ligar Colônia e Antuérpia

Novo serviço de trem rápido ligará Colônia a Antuérpia a partir de 2026

As operadoras ferroviárias da Alemanha (Deutsche Bahn – DB) e da Bélgica (SNCB/NMBS) confirmaram os planos para lançar um novo serviço internacional de trens de alta velocidade (ICE) entre as cidades de Colônia e Antuérpia. A operação está prevista para começar em 9 de setembro de 2026, reforçando a oferta de transporte de passageiros entre os dois países.

A subsidiária de longa distância da DB já encaminhou um pedido à agência reguladora ferroviária da Bélgica para avaliar o impacto econômico da nova linha no mercado nacional de transporte ferroviário. O processo, que deve ser iniciado com mais de 18 meses de antecedência, inclui ainda o pedido de acesso à malha ferroviária administrada pela Infrabel, gestora da infraestrutura ferroviária belga.

A SNCB, responsável pelo trecho belga da operação, propôs ajustes na grade horária e já solicitou aprovação formal para a nova ligação. Como o serviço permitirá paradas em território belga, a expectativa é de que o parecer da autoridade seja favorável.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus