A Prefeitura de Hortolândia, em comunicado, divulgou novos detalhes sobre o futuro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ligar a cidade a Campinas. A nota explica que o projeto deve contar com apoio do Governo Federal, embora se trate de uma iniciativa do Governo do Estado.
O sistema de transporte partirá de Sumaré, passando por Hortolândia até Campinas. Terá uma extensão de aproximadamente 25 km e capacidade para transportar mais de 50 mil pessoas por dia.
Estão previstas duas linhas: uma entre Sumaré e Campinas, e outra até o Aeroporto Internacional de Viracopos. Para que o VLT passe por Hortolândia, o projeto pretende utilizar a atual malha ferroviária existente na cidade, usada atualmente para o escoamento de cargas.
“O VLT em Hortolândia vem ao encontro do que a cidade planeja para a mobilidade urbana nos próximos 30 anos, aliando crescimento econômico e sustentabilidade ao desenvolvimento. Menos carros nas ruas, menos tempo de deslocamento para as pessoas e planejamento para quem chega e sai da cidade todos os dias. O transporte ferroviário é uma contribuição importante, e a parceria com o Governo Federal fortalece este sonho”, afirmou o prefeito Zezé Gomes.
Apesar de poder usar a malha atual, o trajeto pode ter retificações:
“O Ministério das Cidades, do Governo Federal, deu início ao estudo de viabilidade para a implantação do VLT. A ideia inicial é utilizar a faixa de domínio da malha ferroviária que Hortolândia já possui, o que deve reduzir os impactos no trânsito. No entanto, o traçado da linha poderá ser alterado, se necessário. Além disso, iremos auxiliar na identificação dos melhores pontos para implantação das plataformas de embarque e desembarque, criando estações multimodais de integração”, comentou o diretor de projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa.
O projeto consta no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Governo Estadual, com finalização do estudos marcado para o quarto trimestre de 2026, enquanto o leilão pode ser realizado no terceiro trimestre de 2027. Já o contrato é esperado para sair no quarto trimestre de 2027.

A pasta descreve que a malha completa terá 44km de extensão, contando os 25 km citado pela prefeitura de Hortolândia.