Nesta terça, o Metrô de São Paulo divulgou imagens das obras da ampliação do Pátio Tamanduateí, e revelou que o local deve abrigar 22, dos 44 novos trens que a empresa adquiriu da chinesa CRRC. A chamada frota R deve ser usada, no caso da Linha 2, para sua extensão até a Penha, e no caso das demais linhas, para reforço de frota. As composições extras vão, por exemplo, aposentar a frota E, que já é mais vista em operação na Linha 1-Azul.
Trem diferente nas Linhas 1, 2 e 3
As pessoas que forem utilizar os novos trens chineses vão notar algumas diferenças nessas novas composições, em relação aos demais que operam nos 3 ramais mais antigos do sistema:
Corredor contínuo: As composições serão equipadas com gangway, ou seja, sem a separação entre carros, como já é visto em trens de todas as outras linhas. Isso ajuda a distribuir melhor o fluxo de passageiros no salão do trem.

Tomadas: O passageiro terá ainda à disposição tomadas USB para carregar seus dispositivos móveis, como celulares. Será uma funcionalidade inédita nas composições do sistema paulista.
Portas que “abrem para fora”: As portas dos trens da frota R serão no estilo das presentes no monotrilho da Linha 15. Os engenheiros do Metrô avaliaram que esse tipo de porta tem um menor risco de objetos ficarem presos nas milhares de vezes que o equipamento é aberto ou fechado nas estações.

Trem sem condutores: A frota R vai possibilitar ao Metrô operar as composições sem a presença de condutores, como ocorre nas linhas 4-Amarela e 15-Prata, já que o trem será compatível para o modo GoA4. Não há, entretanto, um prazo para essa medida.
Quando chega o novo trem?
O primeiro trem deve ser entregue a partir do 21º mês de assinatura do contrato. A entrega deve ser finalizada no 58º mês.
Levando em conta que o contrato foi homologado nesse primeiro semestre, a estimativa é que o primeiro trem chegue em meados do primeiro semestre de 2027.